Truques para aprender fotografia online
Com a atual situação de pandemia em que vivemos, muitos aspirantes a fotógrafos têm-se virado para os meios digitais para estudar e aprender a arte. Ao mesmo tempo, influentes fotógrafos com cada vez menos trabalhos têm visto as plataformas online como uma forma de dar a conhecer os seus truques e conselhos de fotografia, o que se traduz num crescente número de cursos online.
Na internet, cada vez mais estão disponíveis milhares de cursos para qualquer tipo de fotógrafo, do amador ao profissional. Aprender fotografia em casa é cada vez mais fácil. São apenas necessárias duas coisas: uma câmara e vontade de aprender. O básico é este, o resto vem por acréscimo e a criatividade é o seu limite.
Antes de mais, é necessário conhecer a câmara que irá utilizar: os modos de fotografia, a exposição, velocidade do disparo e os mais diversos aspetos. Se estiver a usar um telemóvel, opte pelo modo profissional, se existente. Assim, poderá regular todos os diferentes parâmetros como se de uma câmara se tratasse.
A seguir, deverá começar por ter uma noção de uma das principais regras da fotografia, o enquadramento. Esta regra, conhecida como a regra dos terços, consiste em colocar o sujeito descentrado da fotografia, para que os olhos percorram toda a imagem. Isto resulta em fotografias esteticamente mais agradáveis.
Também deverá ter em conta a iluminação. Esta deverá ser natural, agradável e adequada para a situação em que se encontra. Evite usar o flash, principalmente em espaços fechados, uma vez que este cria uma luz demasiado artificial. É preferível adquirir um kit de caixas de luz, que irão dispersar a luz e conceder uma atmosfera mais realista.
Um truque simples será utilizar a hora dourada a seu favor. Por esta hora entende-se aquele período logo após o nascer do sol e antes deste se pôr. Nesta hora, a tonalidade dos céus assemelha-se à temperatura das luzes da rua, dos carros e das janelas, o que traz harmonia e concordância às fotos. Muitos fotógrafos chamam-lhe a hora mágica.
As fotografias mais simples são as que geralmente funcionam melhor. Estas deverão ter um fundo com cores ou padrões simples e neutros, para que o ponto focal da sua imagem seja apenas o sujeito e não o que está por trás.
Capturar cenários em movimento
Aprenda a técnica de panning! Esta técnica é ótima para capturar cenários em movimento e consiste em utilizar uma velocidade de disparo mais lenta do que o necessário. Ao mesmo tempo, a sua câmara deverá seguir e focar o sujeito em movimento, dando azo a uma fotografia onde o movimento é evidente.
Não se esqueça da exposição! Uma foto à noite com uma baixa velocidade do disparo e uma baixa exposição poderá criar incríveis rastos de luz que certamente irão tornar a sua fotografia mais consistente e esteticamente apelativa.
E por fim o melhor truque, brinque sem medos! Nenhum dos conselhos acima são obrigatórios! Na verdade, a arte da fotografia depende mais da criatividade do fotógrafo. Nem sempre a luz precisa de ser natural, a hora a mais acertada, a sensibilidade à luz e a velocidade os mais corretos ou a técnica a mais adequada. Fotografe imenso e verá que eventualmente encontrará o seu género de fotografia. Aprenda mais truques para brincar sem medo, com o melhor guia em Portugal.